Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 21 de novembro de
2018
Durante a terça-feira (20), alunos e
profissionais realizaram a culminância de um projeto que integra as atividades
desenvolvidas na EEM PADRE LUÍS FILGUEIRAS com foco no Dia Nacional da
Consciência Negra. Com o Tema - aCORde uma voz,
o projeto
foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História,
Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física,
Inglês e Biologia, tendo como público alvo os alunos do Ensino Médio da referida
escola.
De acordo com a
problemática citada no Projeto: “O
Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da
discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente brasileira
até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades
entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que
revertam o atual quadro. Em meio à diversidade de valores e culturas a que
estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das
atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da
população brasileira, sendo historicamente discriminados e desrespeitados em
suas raízes e manifestações. Assim sendo, percebe-se a necessidade de um
trabalho constante, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização
da cultura africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência
harmônica com a diversidade”.
O Projeto tem como
justificativa: Promover uma educação
ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, devendo-se
partir do estudo de temáticas significativas, que propiciem condições para que
os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, tornem-se conscientes de suas
raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formação da
nação brasileira.
Em cumprimento a Lei nº 9.394/96
em seu artigo 26-A (c/ redação determinada pela Lei nº 10.639/03) "Nos estabelecimentos de ensino
fundamental e médio, oficiais e
particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e
Cultura Afro-brasileira”. Para promover a releitura da História do mundo
africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral,
rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e
a igualdade racial.
Uma sociedade democrática e justa inclui todos os
setores da população, não admitindo a existência de distorções,
diferenças ou dominação. Celebrar o Dia
Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais a
respeito da importância dos negros na construção da história do povo
brasileiro. Para que uma mudança de pensamento aconteça, de fato, é preciso
estimular o respeito pelas diferenças. (...)
Dentre as atividades
socializadas na culminância do projeto foi possível conferir: concurso de redação, construção de painel
expositivo, recital, resultado das pesquisas desenvolvidas com as turmas sobre
a temática em questão, gráficos e mapas da localização das comunidades
quilombolas no Brasil, contextualização do tema, oficinas de dança e percussão,
contribuições da civilização africana, a exemplo da culinária, uma análise
genética acerca da melanina, confecção de cartazes e banner, ensaio fotográfico
temático, vídeos, apresentação de canto em coral, etc.
Eu estive junto com
o também nova-olindense, Márcio dos Santos, participando de uma roda de
conversa no turno da manhã na escola Padre Luís Filgueiras. Na ocasião foi
abordado questões referentes ao racismo, resistência e luta dos negros,
juventude e perspectivas, o trabalho dos profissionais da educação em sala de
aula dentro da temática.
“Agradeço aos
que fazem a Escola Padre Luís Filgueiras e em especial a Profª Lucimar Macedo pelo convite para
integrar parte das atividades do Projeto aCORde uma voz! Gratidão!”, Lucélia Muniz via redes sociais.
Produzir conhecimentos, bem como
atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade
étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam
respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira, e
ainda, promover
reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da
história do Brasil. [grifos do projeto]
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