21/11/2018

Projeto aCORde uma voz tem culminância no dia da Consciência Negra na Escola Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 21 de novembro de 2018
Durante a terça-feira (20), alunos e profissionais realizaram a culminância de um projeto que integra as atividades desenvolvidas na EEM PADRE LUÍS FILGUEIRAS com foco no Dia Nacional da Consciência Negra. Com o Tema - aCORde uma voz, o projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Inglês e Biologia, tendo como público alvo os alunos do Ensino Médio da referida escola.
De acordo com a problemática citada no Projeto: “O Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro. Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira, sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações. Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização da cultura africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade”.
O Projeto tem como justificativa: Promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, devendo-se partir do estudo de temáticas significativas, que propiciem condições para que os alunos desenvolvam sua capacidade dialógica, tornem-se conscientes de suas raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formação da nação brasileira.  
Em cumprimento a Lei nº 9.394/96 em seu artigo 26-A (c/ redação determinada pela Lei nº 10.639/03) "Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira”. Para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. 
Uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação. Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro. Para que uma mudança de pensamento aconteça, de fato, é preciso estimular o respeito pelas diferenças. (...)
Dentre as atividades socializadas na culminância do projeto foi possível conferir:  concurso de redação, construção de painel expositivo, recital, resultado das pesquisas desenvolvidas com as turmas sobre a temática em questão, gráficos e mapas da localização das comunidades quilombolas no Brasil, contextualização do tema, oficinas de dança e percussão, contribuições da civilização africana, a exemplo da culinária, uma análise genética acerca da melanina, confecção de cartazes e banner, ensaio fotográfico temático, vídeos, apresentação de canto em coral, etc.
Eu estive junto com o também nova-olindense, Márcio dos Santos, participando de uma roda de conversa no turno da manhã na escola Padre Luís Filgueiras. Na ocasião foi abordado questões referentes ao racismo, resistência e luta dos negros, juventude e perspectivas, o trabalho dos profissionais da educação em sala de aula dentro da temática.  
Agradeço aos que fazem a Escola Padre Luís Filgueiras e em especial a Profª Lucimar Macedo pelo convite para integrar parte das atividades do Projeto aCORde uma voz! Gratidão!”, Lucélia Muniz via redes sociais.
Produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira, e ainda, promover reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história do Brasil. [grifos do projeto]

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