Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017 – de 21 a 28 de agosto
Via APAE Brasil
Todos os anos, a Federação
Nacional das Apaes (Fenapaes), por meio da “Semana Nacional da Pessoa com
Deficiência Intelectual e Múltipla” abre debates e coloca a sociedade em reflexão no dever da
igualdade para inclusão. Com base no tema: “Pessoa com deficiência:
direitos, necessidades e realizações”, a Fenapaes tem como objetivo quebrar tabus
e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com
deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social,
familiar, escolar, trabalhista e etc, para que a inclusão se torne efetiva e as
pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das
dificuldades da vida.
A campanha "Semana Nacional
da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017" acontece nos dias
21 a 28 de agosto, e a Fenapaes convida todas as suas Apaes e entidades
filiadas a mobilizarem seus estados e municípios a participarem dessa
importante campanha para o Movimento das Apaes. A Fenapaes disponibiliza todas
as peças de divulgação impressa como: cartaz, panfletos, outdoor, camiseta,
boné e mobile para que a entidade filiada possa mobilizar a sociedade de forma
padronizada.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DIREITOS, NECESSIDADES E REALIZAÇÕES.
OLIVEIRA, Fabiana Maria das Graças Soares
A vida da pessoa com deficiência
registra uma história de lutas e enfrentamentos. Enquanto no século XIX
conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o século
XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e,
ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram
as escolas e classes especiais. Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode
aprender”, conforme Glat (2007), na busca pela efetiva participação da pessoa
com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por
outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas
básicas para suas ações. Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se
integrar na sociedade”, buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para
sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se
chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão
social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.
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