“A transversalidade diz
respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia
entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a
realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A
escola vista por esse enfoque, deve possuir uma visão mais ampla, acabando com
a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura
interdisciplinar.”
A partir da definição e da
compreensão da transversalidade na escola é possível entender a importância do
trabalho interdisciplinar. Não se deve atribuir a função de trabalhar os
saberes afro-indígenas apenas às disciplinas da área de humanas, por exemplo. É
essencial buscar em cada disciplina atribuir aos conteúdos, temáticas
pertinentes aos saberes afro-indígenas, seja a partir da nossa própria
localidade ou da nossa região.
Como descrito em texto do
site Brasil Escola, “os temas transversais expressam conceitos e valores
básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes
para a sociedade contemporânea.”
Faz-se necessário, portanto,
resgatar e buscar apoio didático para fomentar nosso trabalho enquanto
educadores junto aos nossos alunos no sentido de resgatar a história das nossas
raízes africanas e indígenas.
Ainda neste mesmo texto do
site Brasil Escola é reforçado que os Temas Transversais caracterizam-se por um
conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do
currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e
expressivo de temáticas sociais na escola. Alguns critérios utilizados para a
sua constituição se relacionam à urgência social, a abrangência nacional, à
possibilidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica e no favorecimento à
compreensão do ensino/aprendizagem, assim como da realidade e da participação
social. São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da
realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la.
Sendo assim, os mesmos atuam
como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser
trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas
aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir
sentido àquilo que aprendem.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!