Outro desafio que se coloca
ao professor é se dispor a aprender sobre outras áreas além daquela em que
atua.
Pois cada vez mais os conhecimentos estão interligados e o trabalho na escola requer formação para desenvolvê-los de forma interdisciplinar e com o uso das tecnologias de informação e comunicação que motivam e facilitam a aprendizagem.
Então se faz necessário conhecer e participar de eventos presenciais ou a distância, de sua área e de outras afins, promovidas pela própria Escola ou ainda por outras instituições tais como Universidades, Sindicatos, Ongs, Institutos, etc, e faz-se também necessário que o professor acompanhe e integre-se a outros que discutem a educação em um aspecto mais amplo, por meio de Blogs específicos, e Redes Sociais.
Mudar o tamanho do nosso entendimento, do nosso aprendizado, da nossa cultura, dos nossos recursos é algo pessoal, depende de uma decisão que é apenas nossa. Não adianta nada a Escola promover formação continuada se a grande maioria torce o nariz e já vai para o encontro com os colegas dizendo "essas reuniões são perda de tempo".
Concordo que em muitas Escolas esse tempo está sendo mal utilizado com abordagens de temas que não fazem o menor sentido para a REALIDADE da Escola e para as NECESSIDADES dos Professores que lá estão.
Por isso aqui fica uma dica: Que tal passar a contribuir para o sucesso da sua formação continuada? Sabe o que você precisa fazer? Se você é Gestor PERGUNTE, se você é Professor OPINE. Ao abrir um canal de comunicação onde a troca possa ser realizada de uma maneira franca, transparente, sem julgamentos, todos se sentirão mais respeitados e poderão contribuir mais.
O ganho disso: TODOS mudam de tamanho e crescem em novos aprendizados.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga -
Neuroeducadora e Coach
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!