O segundo Pilar trata do
Ambiente Emocional, não apenas do aluno mas do Educador também. Enquanto
adultos temos a nossa história de vida, passamos por muitos aprendizados, temos
uma perspectiva de ver o mundo e as pessoas.
Os nossos alunos, quer sejam do Infantil até o Ensino Médio também tem a sua visão de mundo, a qual mudará certamente, baseado nas experiências que terão ao longo da vida.
Entretanto, enquanto eles vivem essas experiências em cada fase da vida, um turbilhão de sentimentos se faz presente e por vezes alguns deles acabam tomando a frente e então temos que lidar com eles na nossa sala de aula.
Uma das questões que frequentemente surge na sala de aula é a questão da indisciplina, mas não é somente esse comportamento que atrapalha o gerenciamento da sala. Há também a timidez, o bullying, a criança que usa de mentiras, de chantagens, há os que não tem amigos, os que conversam demais, os que provocam os outros e um sem número de situações ligadas a sentimentos e a relacionamentos.
Não importa o comportamento inadequado apresentado, o fato é que eles podem ser enquadrados em quatro grandes motivos:
- Busca de Atenção:
Eles querem ser amados,
elogiados, vistos e valorizados e como não conseguem ter o que buscam de
um modo natural, provocam situações negativas para ter alguma atenção. Afinal
ser repreendido, receber uma advertência é melhor que não receber nada.
- Busca de Poder:
A criança ou jovem tem
exemplos no lar de que ter poder é ter controle sobre as coisas, ou as
pessoas, é ter controle para receber o que se quer, então ela usa da força, da
manipulação, mentira e obtém o resultado desejado.
- Busca de Vingança:
- Busca de Vingança:
A criança ou jovem vive
ressentida com as pessoas, acredita que é sempre deixada para trás em todas as
situações. É sempre alvo das brincadeiras de mau gosto, por isso vive querendo
dar o troco.
- Busca de autoconfiança:
São aqueles alunos que
apresentam comportamento de sempre estarem envolvidos em fofocas e confusões.
No grupo são aqueles que vivem instigando uns contra os outros, tentando ser
agradável com todos não querendo desgostar ninguém.
Quando você olha para os alunos sob o enfoque do Ambiente Emocional deles, fica claro que uma advertência, uma suspensão, um bilhete na agenda de pouco adiantará, muito menos enviar o aluno para a sala da Coordenação ou da Direção.
Dar conta do Ambiente Emocional dos alunos é levar em consideração esses sentimentos e ter um plano de ação para criar um ambiente seguro afetivamente.
Lembre-se de uma coisa!
PRIMEIRO: conhecemos;
SEGUNDO: conquistamos;
TERCEIRO: confiamos.
Para chegar no terceiro passo com os seus alunos é preciso começar pelo primeiro: conhecê-los.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga -
Neuroeducadora e Coach
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!