Todos os dias os Professores
estão às voltas em preparar o Plano de Aula ou o Semanário com as aulas a serem
dadas naquela semana. As tarefas são planejadas, os materiais são separados.
Ele crê que ao fazer desse modo os alunos aprenderão, e se algo der errado
simplesmente aplica a disciplina.
Então…algo dá errado e os problemas aparecem, o Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina.
Então…algo dá errado e os problemas aparecem, o Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina.
Mas, no dia seguinte, o ciclo repete-se e o Professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos.
O problema é que a maioria
dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando as suas salas de aula. Se
os procedimentos de gerenciamento de sala de aula fossem ensinados, a
maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceriam e mais tempo
sobraria para ensinar.
Você entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula, naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente.
Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entrega de trabalhos e tarefas, seminários, procedimentos para quando um aluno finaliza as tarefas antes de todos, e um sem número de outros procedimentos que ocorrem no dia a dia de uma sala de aula, você estará à mercê dos alunos. Eles é que, de fato, estarão gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles quiserem.
Um Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.
Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são a mesma coisa. O Professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas.
DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM;
PROCEDIMENTOS: tem a ver em
COMO as coisas devem ser FEITAS;
DISCIPLINA: tem a ver com
punição e recompensas;
PROCEDIMENTOS: NÃO
existe punição e nem recompensas.
A grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de comportamento` nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na educação não é falta de disciplina. É a falta de procedimentos e rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro` sem saber como proceder na sala de aula.
Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do Professor é necessário que o Professor se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom funcionamento da aula.
PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES:
Os alunos aceitam prontamente
a ideia de ter um conjunto bem definido de procedimentos, porque isso
simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes possibilitam que várias
tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com o mínimo de confusão e
perda de tempo. Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito
tempo da aula é gasto na organização e realização das atividades. Como resultado
surgem os comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando
colocar ordem no ambiente.
Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de aula.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga -
Neuroeducadora e Coach
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!