Ao desenvolver projetos em
sala de aula, apresenta-se a necessidade de se criar uma nova cultura
educacional. Nessa perspectiva, a utilização das tecnologias e mídias
potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o
desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e para a resolução de
problemas da realidade.
O uso das tecnologias e
mídias no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente, uma nova visão
educacional ao:
Considerar a escola como um espaço
privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do
conhecimento;
Promover a colaboração e o
diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade;
Construir pontes entre
conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes;
Desenvolver ações em prol da
transformação individual e social;
Identificar o currículo
construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.
Essa nova visão educacional
traz certezas provisórias e dúvidas temporárias no sentido argumentado por Fagundes
e colaboradores:
A elaboração do projeto feita
em parceria entre alunos e professores deve ser entendida como uma organização
aberta, que articula informações conhecidas, baseadas em experiências do
passado e do presente, com antecipações de outros aspectos que surgirão durante
a execução. Essas antecipações representam algumas certezas e dúvidas sobre
conceitos e estratégias envolvidos no projeto. (FAGUNDES, et al., 1999).
Em vista disso, vale
pontuarmos que, na concepção de Prado (2005), “No momento em que o projeto é
colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparações,
reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas, novas dúvidas e
das dúvidas algumas certezas”.
FONTE
Curso
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
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