O projeto também pode ser
feito a partir de um conteúdo disciplinar. O importante é que o seu
desenvolvimento não se feche em si mesmo. Acerca disso, Almeida (2002) destaca
que
[...] o projeto rompe com as
fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular
diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas
e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas
integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente
em sua própria identidade, ao mesmo tempo em que estabelecem articulações
horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de
fundo a unicidade do conhecimento em construção. (ALMEIDA, 2002, p.58).
Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade se
caracteriza como uma categoria de ação. Assim, a integração entre disciplinas
se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em
sua globalidade. Essa atitude diante do conhecimento não elimina,
evidentemente, as disciplinas como um corpo organizado de conhecimentos, mas
estes podem se integrar a conhecimentos de outras disciplinas, no estudo de
determinado fenômeno ou no desenvolvimento de um projeto. O uso de tecnologias
permite, com efeito, retomar a visão de conhecimento em sua unicidade por meio
do estabelecimento de ligações em redes que integram ideias, conceitos,
experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas, reconfirmando a
relatividade da ciência e a noção de espaço-tempo.
Por sua vez, a divisão entre
as disciplinas não é estática e ocorre à medida que se aprofundam os
conhecimentos de determinada área cuja compreensão exige estudos
especializados. Essa especialização tornou-se, contudo, tão intensa que os vínculos
entre as disciplinas se perderam, e cada uma delas passou a ser ministrada
isoladamente na ótica de um corpo teórico que perdeu a ligação com a prática e
de uma estrutura de sistema de ensino que se apoia num quadro de professores e
de horários preestabelecidos para cada disciplina.
Julgamos, ainda, pertinente
ressaltar que a pessoa aprende quando estabelece relações entre novas
informações com conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isso
ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas.
FONTE
Curso
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
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