A aprendizagem não se
restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas. Ela é,
efetivamente, um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, que, por
sua vez, está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem
ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e
com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando
distintas linguagens de expressão.
Destacamos, ainda, que as
metodologias tradicionais que se alinham com a abordagem instrucionista –
centrada na transmissão de informações ao aluno por meio do livro texto, da
exposição do professor ou de um software do tipo tutorial – impõem ou depositam
as informações sobre o aluno, que tem poucas chances de sequer apreender tais
informações, quanto mais construir conhecimento a partir delas.
Se, ao invés disso, as
informações forem buscadas pelo aluno ou mesmo fornecidas a ele no decorrer de
experiências ou a partir de vivências anteriores, será mais fácil de ele
estabelecer relações entre essas situações e as informações, atribuindo-lhes
significados por meio de um processo de aprendizagem significativa. Nessa
abordagem pedagógica, a postura do aluno envolve: selecionar e articular
informações; tomar decisões; trabalhar em grupo; gerenciar confronto de ideias;
aprender colaborativamente com seus pares; fazer indagações; levantar dúvidas;
estabelecer relações com o cotidiano, com aquilo que já sabe; e descobrir
ideias e novas compreensões.
Conceito de projeto
A ideia de projeto envolve a
antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado; traz, igualmente, a
ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Projeto é, pois, uma
construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição
inicial de um conjunto de atividades, cuja realização produz um movimento no
sentido de buscar, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações
ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las.
Durante o desenvolvimento do
projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e
estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas
de conhecimentos. Para isso, cabe ao professor adotar uma postura de observação
e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento
de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem o
aprendizado do aluno, tanto no sentido da abrangência como no sentido do
aprofundamento. (FREIRE; PRADO, 1999).
O sentido da abrangência é
representado pelo trabalho por meio de projeto, no qual as diversas áreas
curriculares e as tecnologias se articulam e, o sentido do aprofundamento se
refere às particularidades de uma área/disciplina. Importa frisarmos que ambos
os sentidos – abrangência e aprofundamento – devem estar inter-relacionados e
em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão da atividade pelo
aluno e a possibilidade de desenvolver outros níveis de relações.
FONTE
Curso
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
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