Currículo e ensino não são
sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. Assim, a elaboração de um
currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e
aprendizagem que se tem. Registramos que o currículo tem sido orientado à
transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção
organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados
resultados. Enfatizamos, no entanto, que o desenvolvimento do currículo, na
realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades
curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os
acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações
estabelecidas na dinâmica do processo educacional.
Destacamos, portanto, que uma
educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que
respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os
direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de
comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação
que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
A integração de tecnologias
de informação e comunicação permite, com efeito, interligar essas duas
vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da internet e web, o que
proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade
crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
Ademais, o uso dessas
tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das
produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as
dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado
do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em
planos e livros didáticos e também é trabalhado na escola.
FONTE
Curso
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
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