Tive a
oportunidade de participar ontem no Teatro Violeta Arraes do último
encontro do Curso de História, Teoria e Linguagem do Cinema Programador e
Mediador de Cinema no CINEMARANA,
CINEMATÓGRAPHO e CINE CAFÉ.
Elvis Pinheiro
informou que os encontros do Cine Café Volante continuarão acontecendo em Nova
Olinda, no Teatro Violeta Arraes, a cada 15 dias. O mesmo ficou de repassar as
datas dos próximos encontros através do Facebook. Os encontros são organizados nos turnos da
tarde e da noite, sempre no mesmo dia – nos horários das 14:00h às 17:00h
(Teoria) e a partir das 19:00h (sessão de Cinema).
Sobre o que aprendi...
Cinefilia
A cinefilia é o gosto pelo cinema e o
interesse demonstrado por tudo aquilo que se relaciona com a sétima arte. Quem
se interessa pelo cinema é considerado cinéfilo.
O próprio cinema tem produzido filmes onde a cinefilia é retratada, como
em Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Os realizadores de cinema
fazem frequentemente referência a clássicos de cinema ou parodiam sequências de
filmes, demonstrando assim que pertencem ao círculo dos cinéfilos.
A cinefilia está muito ligada ao fenômeno dos Cineclubes
que, por exemplo, em Portugal tiveram um importante papel cultural na divulgação de
filmes menos comerciais ou clássicos do cinema que despertam o interesse de
quem gosta desta arte.
“Filme não é igual a Cinema.”
“Cinema não é igual a Filme.”
Cinema é Evento. Filme é uma imagem em movimento.
Quando aconteceu a 1ª Sessão de
Cinema?
A Primeira sessão pública de cinema aconteceria em 1895.
O dia 28 de dezembro de 1895 é
tido como o nascimento do cinema comercial. Com um programa fílmico de 40
minutos, os irmãos franceses Lumière perseguiam a meta que norteia a 7ª arte
até nossos dias: maravilhar o público.
Cinema na Sala de Aula
Depende do foco didático que o
Professor quer dá ao filme. Podendo, inclusive, fazer interferências durante a
exibição do filme.
Como a gente vê a abordagem do filme?
Cada pessoa tem uma visão
particular do filme. Isso seria o “olhar de cada pessoa”, de acordo, com o
entendimento que o mesmo tem do conteúdo abordado no filme.
Se a pessoa não gostou do filme,
então, não entendeu o enredo do mesmo.
Análise Sintagmática
Filme de Gênero e Filme de
Enredo.
Outras abordagens:
Quando o filme aborda outras
culturas, por exemplo, prende a atenção do expectador. Como uma abordagem étnica,
onde poderemos aprender mais a partir de outros hábitos, costumes, culturas.
Quando há análise psicológica, o
filme envolve o expectador.
OBS – a abordagem é a maneira que
o expectador vê o filme.
Como é quebrado a quarta parede no Cinema?
A quarta parede é uma
parede imaginária situada na frente do palco do teatro, através
da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado. A origem do termo é
incerta, mas presume-se que o conceito tenha surgido no século XVIII,
com as teorias propugnadas por Diderot, quando este aponta: "Então, caso
façais uma composição, ou caso representeis, pensai no espectador apenas como
se este não existisse. Imaginai, na borda do teatro, uma enorme parede que vos
separe da plateia; representai como se a cortina não se levantasse".
Quando o ator ou atriz olha diretamente
para a câmera se dirigindo ao expectador, a quarta parede é quebrada.
Sobre a Mimese no Cinema:
Mímese, grosso modo, significa “imitação” e, nesse sentido, pode possuir
diversas interpretações.
Para Platão, a arte, sob o prisma mimético, dizia respeito às opiniões e
às aparências representadoras do mundo dito real. Segundo esta concepção,
portanto, a mimese representa a imitação das aparências (da realidade).
OBS – a representação no Cinema não é a realidade, é apenas uma imitação
do real. Convencer com a representação.
“Nós não conseguimos ver a realidade, mas sua representação.” – CONDIÇÃO
HUMANA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!