PROJETOS
DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA PARA FORTALECIMENTO DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ
Professora:
Lucélia Muniz da França
Encontro
de Professores
Datas:
27/08
10/09
24/09
08/10
22/10
05/11
Local
de desenvolvimento: 18ª CREDE
Pólo
Araripe
Escolas:
EEFM Campos Sales
EEEP Presidente Médici
EEFM Menezes Pimentel
EEEP Valter Nunes
EEFM José Waldemar
EEFM Dona Carlota Távora
Objetivos:
OBJETIVO
GERAL
Estimular o uso da Informática
como via de aprendizagem através da utilização do Laboratório Educacional de
Informática-LEI, possibilitando o uso e acesso às formas de tecnologias capazes
de gerar conhecimento e transformação do ensino aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Socializar as experiências
desenvolvidas no Laboratório Educacional de Informática- LEI das escolas onde
será realizada o Projeto Professor Aprendiz;
- Dinamizar a utilização da
ferramenta Blogger de cada escola atendida pelo Projeto tornando-o um espaço de
interação entre o aluno-professor-escola;
- Utilizar uma Plataforma de
criação de E-book como alternativa para compartilhamento de conteúdos produzidos
pela própria escola.
Justificativa:
Embora, muitos critiquem o uso das
redes sociais em escolas e instituições de ensino, essas plataformas podem
colaborar e muito no processo de ensino se utilizadas com orientação e foco.
O que antes era julgado como sistema
antipedagógico, hoje é visto como um meio a mais de interação e educação entre
alunos e professores. As redes sociais e sua infinita conectividade estão
modificando o cenário de como os jovens adquirem, produzem, transformam e
compartilham conhecimento.
As redes sociais têm como objetivo
promover o autoaprendizado, a capacidade crítica, a discussão em grupo, a
colaboração e a associatividade.
Tudo está interconectado numa rede de
conhecimento sem limites. Basta apostar na inovação para estimular o
desenvolvimento de pessoas ainda mais inovadoras.
Muitas escolas do Brasil já
possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares
educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens
e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, não basta ter os recursos.
A principal questão está em como
utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno.
De acordo com Marcelo Araújo Franco, Mestre em
Educação, pesquisadores que investigam o uso de computadores na educação alegam
que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade
cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor
da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais
cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa
reforçaram ainda mais a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais.
Por isso o
computador sozinho é apenas uma ferramenta e sendo assim faz-se necessário sua
transformação em um recurso didático, onde o professor orienta o aluno a
produzir conhecimento.
O aluno não é um ser passivo
diante do computador. O computador enquanto recurso didático dever ser
utilizado de modo a despertar a criatividade, a capacidade de interação, a
coletividade e a apropriação do conhecimento.
Sendo assim, o presente
Projeto visa propiciar ao aluno a possibilidade de acesso ao Laboratório de
Informática, utilizando o computador, enquanto recurso didático capaz de
transformar a realidade do aluno, principalmente no tocante ao ensino
aprendizagem dos mesmos.
De acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais, uma das competências e habilidades a serem
desenvolvidas na Educação é “reconhecer o papel da Informática na organização da
vida sociocultural e na compreensão da realidade, relacionando o manuseio do
computador a casos reais, ligados ao cotidiano do estudante, seja no mundo do
trabalho, no mundo da educação ou na vida privada.” Assim sendo, fundamentamos
o referido Projeto de acordo com as competências e habilidades relacionadas aos
conhecimentos de Informática na área de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias.
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