Trabalhei
com meus alunos do Ensino Médio, turmas de 1º e 2º Ano a montagem do Jogo dos
pentaminós.
Primeiro
falei sobre a origem do Jogo e da explicação dada para as 12 peças que o
compõe. Apesar de ser possível trabalhar várias resoluções de problemas, optei
pela montagem de um retângulo.
Assim, o
desafio seria utilizar todas as peças na montagem de um retângulo. Hora de
utilizar estratégias de como memorizar a posição de cada peça!
Distribui a xérox
do desenho das peças, colamos em uma cartolina e em seguida recortamos.
Ao
colar as peças sobre a cartolina melhoramos a textura para poder manusear as
peças na hora de formar o retângulo.
Explicando
o Jogo:
Pentaminós
Os pentaminós
pertencem a classe dos "poliminós", assim como o conhecidíssimo
dominó. O termo "poliminó" teria sido proposto por Solomon W.
Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de
Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.
Atentando para a
forma, só existe um único tipo de dominó (dois "cubos" ou
"quadrados" unidos por um dos lados). Se há um único tipo de
dominó, existem dois tipos de triminós e cinco tipos de tetraminós. Já com os
pentaminós o número pula a doze.
A proposta do
pentaminós é a seguinte: cada peça é formada por 5 cubos, unidos pelos lados.
O total são 12 peças diferentes, que permitem a criação de inúmeros problemas
e suas soluções.
Para melhor
entendimento, costuma-se nomear as peças pelas letras do alfabeto com as
quais elas se parecem.
Os problemas
resumem-se na construção de formas geométricas, com a utilização de algumas
ou todas as peças do jogo. Um problema interessante é o de se selecionar uma
das peças, e com as demais (não há necessidade de se utilizar de todas) e
reproduzi-la em escala maior.
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muito bom...
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