“Andragogia
(do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que
busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”.
Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem
experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O
aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de
problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica
realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é
de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e
tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o
prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos
adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos
estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados.
Na
Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno,
na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na
vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de
aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de
sua vida pessoal e profissional.
A
circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente
adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com
experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um
facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz,
transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências
vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla.
São
relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores
de uma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados.
A metodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores da
motivação e da experiência dos aprendizes adultos.
Nesse
processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente
recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos
processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de
resolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um
espaço mais significativo.
Em
classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o
estudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas na
educação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividade
educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o
aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que
aprender. Os adultos aprendem de modo diferente de como as crianças aprendem.
Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A
finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de
aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas, do estudo
em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem,
enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus
educandos.”
Ref: Gabriel Perissé
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO -
Barretos
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