Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

21/06/2026

Conheça a prática pedagógica afrocentrada Ensinafro da Escola Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @nicolauneto_

Não há possibilidade de construir uma educação antirracista sem a participação ativa de estudantes. Foi essa uma das bases da prática pedagógica afrocentrada Ensinafro, idealizada pelo professor Nicolau Neto, da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. A referida prática pedagógica é desenvolvida nas aulas de História (1º ao 3º ano) e de Sociologia (3º ano) e Filosofia (1º e 2º ano).

O ENSINAFRO

O ENSINAFRO dentro da EEMTI Padre Luís Filgueiras, única escola de ensino médio em tempo integral em Nova Olinda, no cariri cearense, nasceu em 2023 e consiste em trabalhar os conteúdos de História, Filosofia e Sociologia tendo como eixo central a perspectiva africana.

Não se trata de abandonar as temáticas que já aparecem no livro, mas problematizá-la. Afinal, o currículo ainda é pautado pelo viés eurocêntrico. É, pois, questionar, por exemplo, porque nos livros de História destinados ao 1º ano não aparece civilizações africanas antigas como Cartago e os reinos núbios entre 980 a.C ao século VIII d.C, com destaque para o Reino de Cuxe e o Reino de Axum. Ambos importantíssimos no desenvolvimento da agricultura, do comércio, da metalurgia e da criação da escrita (a meroítica). Cuxe, inclusive chegou a dominar outra importante civilização africana, o Egito, dando início a 25ª Dinastia dos Faraós Negros.

Por falar em Egito, ainda há o mito de que essa civilização não era africana dada a sua grande importância em diversas áreas, como a medicina, a tecnologia, arquitetura, o desenvolvimento do calendário solar, a escrita e berço de muitas disciplinas que temos nas escolas, como a matemática e a filosofia, por exemplo.

No segundo ano, o grande debate ocorre quando se introduz a História do Brasil, que não era Brasil. Esse não foi o nome dados pelos diversos povos originários que já ocupavam essa grande terra. Foi preciso alimentar as discussões em torno da ideia de que já existiam povos organizados nessa grande extensão de terra que eles chamavam de Pindorama, termo que na língua tupi significa "Terra das Palmeiras". O povo nativo não nasceu escravizado; foi transformado em escravizado pelos colonizadores portugueses e lutaram o tempo todo para não ser.

Foi preciso, de igual modo, fazer um percurso que os livros não fazem. Ir ao continente africano (que hoje é formado por mais de 50 países) e destacar que em períodos de grandes transformações históricas que ocorreram na Europa (e isso os livros trazem), como por exemplo, Revolução Inglesa, Revolução Industrial, Iluminismo e Revolução Francesa, lá se desenvolveu um dos maiores reinos, o Reino do Congo (do século XIV e XIX) e que desenvolveu uma moeda local, além de grandes construções usando pedra e planejamento de cidades; Foi mencionado ainda o Reino do Ndongo, que se desenvolveu ao sul do Reino do Congo e, de onde saiu as grandes resistências ao domínio e os traficantes portugueses na região, tendo na rainha Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji, ou simplesmente Rainha Nzinga.

Nos terceiros anos, foi preciso discutir que o país que nasceu com a "emancipação política" não acabou com a escravidão; e quando essa abolição veio no formato de lei (ocorrendo porque o território não tinha mais condições de mantê-la, pois o mundo vivia sob as bases do trabalho livre e por isso foi pressionado, sobretudo pelos ingleses que queria vender seus produtos) não foi acompanhada de uma política de reparação por mais de 300 anos de escravidão. Não foi feita a reforma agrária.

Aliás, aos negros foram negados acesso à terra; a eles e elas foram negados acesso à educação e proibidos de exercerem suas manifestações culturais. De igual modo foi levado para estudo e debate o fato de que o país que conhecemos hoje não teve a contribuição de negros e negras, mas foi construído por eles. Nomes como Zumbi, Dandara, Luiza Mahin, Luiz Gama, Tereza de Benguela, Tia Simoa, Cruz e Souza, Machado de Assis, Lima Barreto, Mestre Bimba, Mestre Pastinha, Oliveira Silveira, Clóvis Moura, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, além de destacar coletivos como a Frente Negra Brasileira, a Imprensa Negra e o Movimento Negro Unificado ramificado em vários estados, inclusive no Ceará.

O protagonismo estudantil

Foi nesse contexto que os estudantes iam se posicionando em sala, ao ponto de perceberem que essa prática pedagógica afrocentrada tinha como finalidade conhecer a história silenciada e apagada dos livros. Uma ação educativa, sobretudo, que valoriza a história e a cultura africana e afrobrasileira. Uma prática que não só questiona o currículo, mas o transforma por meio do processo de ensino-aprendizagem diário e antirracista.

Foto - Nicolau Neto

Uma das consequências dessas vivências afrocentradas foi a mesa de diálogo construída somente por estudantes no Novembro Negro 2025 da EEMTI Padre Luís Filgueiras. Cícera Jamilly, Daniel Melo, Maria Edilaine e Vitor Feitosa, todos do 3º ano E, em uma troca permanente de saberes, discutiram para toda a comunidade escolar o tema “Educação Antirracista – um dever fazer coletivo” e defenderam veementemente a necessidade urgente do cumprimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 em todas as áreas do conhecimento.

Para tanto, afirmaram que o caminho mais acertado e talvez o único seja o do letramento racial e citaram o livro trabalhado em sala de aula pelo professor Nicolau Neto, o “Pacto da Branquitude”, da psicóloga Cida Bento. Nele, Cida afirma que há, no Brasil, entre pessoas brancas um pactos narcísico da branquitude que, na verdade, é uma cumplicidade não verbalizada entre essas pessoas para manterem seus privilégios e isso se mantêm ao longo da História.

“Esse pacto estruturou toda a nossa sociedade que passa a se espelhar no padrão não negro, disseram os estudantes.” Para elas/es, somente o letramento racial nas escolas é capaz de modificar isso. “Somente o letramento racial pode construir uma escola que destrua o racismo e isso passa por novas práticas pedagógicas em todas áreas de conhecimento”, destacaram.

Parceria com o projeto de extensão da URCA "Leia Mulheres Negras"

"Romper com uma educação historicamente eurocentrada, masculina e branca para abrir caminhos a uma formação inclusiva, multicultural e libertadora. Esse é o cerne do projeto de extensão “Leia Mulheres Negras: Por uma educação inclusiva, multicultural e libertadora”, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Com atividades contínuas desde julho do ano passado, a iniciativa vem consolidando a ponte entre o conhecimento acadêmico e o chão da escola pública na região do Cariri cearense", destaca matéria veiculada no site da URCA.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Itamara Menezes, do departamento de Ciências Sociais, nas escolas parceiras foram entregues um acervo expressivo de 80 livros de autoria de mulheres negras, tanto brasileiras quanto estrangeiras. A chegada dessas obras representa acesso, identificação, memória e a oportunidade de jovens leitores encontrarem novas narrativas e visões de mundo, fazendo parte da ação "biblioteca dos sonhos."

"Além das frentes no Crato, o 'Leia Mulheres Negras' expandiu suas fronteiras para Nova Olinda. O projeto firmou uma cooperação estratégica com o ENSINAFRO, uma prática pedagógica afrocentrada idealizada pelo professor Nicolau Neto na EEMTI Padre Luís Filgueiras", frisou a URCA.

Para o decorrer de 2026, o projeto tem a perspectiva de trabalhar com ações pontuais e estratégicas para consolidar a parceria e levar o debate a novos espaços do Cariri. O ENSINAFRO ganha o reforço literário e epistemológico, completou a matéria veiculada no site da URCA.

Cultura Por Todo Canto em Todo Lugar chega à Casa da Pedra em Santana do Cariri | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @culturaportodocanto

Com Informações do Culturalista @vavagois

É com grande alegria que compartilhamos mais uma importante conquista para a valorização da cultura, da memória e da identidade do nosso povo. O projeto Cultura Por Todo Canto em Todo Lugar, idealizado pelo produtor cultural Vavá Góis, estará presente na programação comemorativa dos 10 anos de atuação do Centro de Referência Casa da Pedra, vinculado ao Instituto de Geociências da UFRJ, em Santana do Cariri.

Na ocasião, acontecerá a abertura da exposição fotográfica “Cultura Por Todo Canto em Todo Lugar – Onde o Olhar Repousa e a Imagem Habita”, uma mostra que reúne registros de expressões culturais, tradições populares, mestres da cultura, artistas, grupos e manifestações que mantêm viva a riqueza cultural do Cariri e de diversas regiões do Ceará.

A exposição representa um olhar sensível sobre os saberes, fazeres e personagens que constroem diariamente a história cultural do nosso território, fortalecendo a preservação da memória e promovendo o reconhecimento daqueles que dedicam suas vidas à cultura popular.

O evento acontecerá no dia da celebração dos 10 anos da Casa da Pedra, com a seguinte programação:

🕡 18h30 – Hasteamento das bandeiras

🕕 18h45 – Abertura das exposições e fala das autoridades

🎂 19h00 – Corte do bolo comemorativo

🎶 19h30 – Apresentação cultural com a Banda Cabaçal Mestre Doca Dimas do Cariri Oeste

Também será inaugurada a exposição “Pedra, Ciência e Comunidade – 10 anos de história”, celebrando a trajetória da instituição junto à comunidade santanense.

Agradecemos à Casa da Pedra/UFRJ, ao Sesc Fecomércio Senac, à Secretaria de Cultura, Turismo e Romarias de Santana do Cariri e a todos os parceiros que acreditam na força da cultura como instrumento de transformação, pertencimento e valorização das nossas raízes.

📍 Casa da Pedra – Santana do Cariri/CE

Celebração dos 10 anos de atuação da instituição

Cultura por todo canto, em todo lugar. Porque onde o olhar repousa, a imagem habita e a memória permanece viva!

Célio Mendonça é autor do Livro – O (Novo) Enem e as práticas Educativas do Professor de Matemática do Ensino Médio |CARIRIAÇU-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 21 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @prof.mestre_celiomendonca

O Professor Célio Mendonça é Doutorando em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Bacharel em Direito, Professor de Matemática, Poeta e Escritor. Na sexta-feira (19), tive a honra de receber de presente um exemplar da sua obra ‘O (NOVO) ENEM E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: A Relação com o Saber e o Discurso Pedagógico’. Sempre falo que livros são artigos de luxo, porque a dimensão da leitura transborda no acesso a saberes essenciais. Faço ainda uma ressalva, porque o presente veio autografado com dedicatória e daí a minha alegria se torna ainda maior.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe-UFS/PPGECIMA, Especialista em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes-UCAM, Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP, Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri-URCA, bacharel em Direito também pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Célio Mendonça é autor do livro ‘Apresso lembranças...’ (2013), do Cordel ‘A fonte do escorrego’ (2013), Coautor do livro ‘Tecnologias, Currículo e Diversidade: substratos teórico práticos da Educação’ (2018), Coautor do e-book ‘Matemática: Ciência e Aplicação’ (2019), Coautor do e-book ‘Redução de Riscos de Desastres: Métodos e práticas (2020).

Este é professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará, natural do município de Caririaçu-CE, Membro da Academia de Letras do Brasil-ALB/Seccional Caririaçu-CE ocupante da Cadeira nº 03, e Coordenador Escolar da EEMTI Santa Tereza do município de Altaneira-CE.

Sobre a obra ‘O (NOVO) ENEM E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: A Relação com o Saber e o Discurso Pedagógico’ (2023)

“As análises são pertinentes aos sujeitos envolvidos diretamente na pesquisa, mas também à comunidade acadêmica e profissional que compõe a Educação Matemática, principalmente pelo fato de estarmos vivendo um momento complexo em relação às políticas públicas educacionais”, ressaltou a Profª Drª Rita de Cássia Pistóia Mariani.

A obra se configura através de olhar investigativo sobre a prática de professores de Matemática que atuam em três escolas de ensino médio da rede estadual do Ceará, localizadas na região do Cariri cearense.

20/06/2026

Hoje o ‘Bom Dia’ é todo especial: Brasil 3 x 0 Haiti na Copa do Mundo | BRASIL

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 20 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Com Informações da FIFA

Matheus Cunha e Vini Jr. resolvem e Brasil vence o Haiti por 3 a 0

2ª rodada | Grupo C da Copa do Mundo da FIFA 2026

19 de junho, Estádio da Filadélfia

Gols do Brasil: Matheus Cunha (23' e 36' do 1ºT), Vinicius Jr. (45+3' do 1ºT)

O Brasil conquistou sua primeira vitória na Copa do Mundo da FIFA 2026. Na sexta-feira (19), a Seleção Brasileira derrotou o Haiti por 3 a 0 no Estádio da Filadélfia. Os gols da partida foram marcados por Matheus Cunha (2) e Vinicius Jr (1).

O resultado deixou o time de Carlo Ancelotti na liderança do Grupo C ao fim da segunda rodada. O próximo jogo do Brasil será na quarta-feira (24), contra a Escócia no Estádio de Miami.

Após o empate na primeira rodada com o Marrocos, o Brasil começou a partida determinado a fazer valer sua superioridade técnica para conquistar uma vitória fundamental para a classificação à segunda fase. No time titular, foram duas alterações: a entrada de Danilo e Matheus Cunha nos lugares de Ibañez e Igor Thiago.

Apesar disso, a Seleção encontrou algumas dificuldades iniciais, especialmente com a linha de impedimento do Haiti, que pegou Raphinha em condição irregular duas vezes. Em uma delas, o atacante até chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado.

O placar foi aberto aos 23 minutos, quando Vinicius Jr. fez boa jogada individual e bateu forte. O goleiro espalmou e Matheus Cunha estava atento, dentro da área, para fazer o primeiro. Cerca de 13 minutos depois, o atacante do Manchester United ampliou a contagem para ele e o Brasil no jogo. Mais uma vez, a jogada saiu dos pés de Vini, que recebeu passe de Paquetá e lançou Cunha em profundidade. O camisa 9 encheu o pé de canhota e não deu chance para o goleiro.

Antes do intervalo, Vinicius voltou a ser decisivo. Paquetá encontrou um lindo lançamento para o camisa 7, que saiu cara a cara com o goleiro e só deu um toque de categoria para marcar. Este foi o segundo gol dele na Copa do Mundo.

Na segunda etapa, o Brasil diminuiu um pouco o ritmo, já com a vitória praticamente assegurada. Além de Rayan, que havia entrado no lugar de Raphinha, com dores, ainda no primeiro tempo, Ancelotti também deu chances a Gabriel Martinelli, Danilo Santos, Ederson e Endrick.

Mesmo administrando o placar, a Seleção chegou perto de fazer o quarto gol com Douglas Santos e Martinelli. Endrick até marcou com passe de Rayan, mas teve o gol anulado por impedimento. No fim, o jogo ficou mesmo no 3 a 0 que deixa o Brasil em primeiro lugar no grupo e elimina o Haiti.

19/06/2026

Professora da EEMTI Santa Tereza participa do VI Simpósio de Geografia Física do Nordeste | ALTANEIRA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 19 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @josielly.brasil

A professora Josielly Brasil, da EEMTI Santa Tereza, de Altaneira-CE, participou do VI Simpósio de Geografia Física do Nordeste, realizado entre os dias 17 e 19 de junho, na cidade de Natal-RN. Com o tema "A Geografia no contexto das mudanças globais e locais", o evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições do país para debater questões relacionadas às transformações ambientais, climáticas e territoriais que impactam as sociedades contemporâneas.

A participação da professora Josielly representa um importante momento de atualização acadêmica e troca de experiências, contribuindo para o fortalecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas na EEMTI Santa Tereza. Atualmente, a docente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, desenvolvendo pesquisas voltadas para a Geografia e trazendo importes contribuições para a área de Ciências Humanas.

A EEMTI Santa Tereza parabeniza a professora Josielly Brasil pela participação no simpósio, destacando a importância da qualificação continuada dos educadores, para o fortalecimento da educação pública e da produção científica no município de Altaneira e na região do Cariri cearense.

Estudantes do componente curricular Fundamentos de Marketing criam um QUIZ com curiosidades sobre a SELEÇÃO BRASILEIRA | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 19 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @peluis_plf

Aproveitando o momento da Copa do Mundo de Futebol 2026, estudantes da Turma 2ºE, do Curso Técnico em Administração da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE, criaram um quiz sobre curiosidades acerca da Seleção Brasileira de Futebol Masculino. O futebol que se configura como um dos esporte mais populares do Brasil, sendo a paixão dos brasileiros, tem muitas histórias a se contar.

Dentre as Ementas dos Cursos de QP da 2ª e 3ª série do Ensino Médio Noturno temos a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA (EPT) onde existe o Técnico em Administração que oferta o componente curricular Fundamentos de Marketing.

Começamos com um trabalho individual onde cada estudante criou sua figurinha da copa usando os recursos do ChatGPT. Organizados em 04 equipes cada grupo ficou responsável por pesquisar e elaborar 4 perguntas cada uma com 4 alternativas, sendo uma alternativa a opção correta. Como resultado obtivemos 16 perguntas para o desenvolvimento de um quiz virtual.

Em seguida cada equipe socializou as perguntas elaboradas para que não houvessem repetições e também foram realizados os ajustes, correções necessárias e sugestões para o uso de imagens ilustrativas para cada pergunta. 

O quiz conta com 17 imagens retiradas do Google imagens e que dialogam com cada pergunta apresentada.

Este foi elaborado no Google Formulários onde é possível embaralhar as alternativas cada vez que o quiz é respondido e as pessoas podem conferir a pontuação obtida após o envio de todas as respostas também tendo acesso a correção automática. Cada pergunta vale 1 ponto o que ao todo totaliza 16 pontos para quem conseguir acertar todo o quiz.

Esta se configura como uma estratégia de marketing onde os estudantes podem perceber o quanto o contexto influencia a fundamentação de serviços e/ou produtos seguindo o que está em foco no momento, na referida ação, a Copa do Mundo de Futebol.

Então, aproveitem para responderem o QUIZ e testarem seus conhecimentos sobre a participação da Seleção Brasileira em Copas do Mundo de Futebol! Esperamos que vocês curtam o nosso trabalho! Foi feito com muita dedicação, empenho e carinho!

Professora Lucélia Muniz. Estudantes - Steffany, Ana Steffany, Kauan Vieira, Gabriel Alves, Augusto, Ravy, Moisés, Karollyne, Helloá, Max, Áquila, Arthur, Marconiel, Tereza D'avila, Danilo Bernardo, Cícero Guilherme, Ana Clarice, Antonio Tavares, João Pedro, Francisco Kauan, Maria Luiza, Yara Maria, Sawanny, Lucas, Mateus Batista, Guilherme Alencar e Matheus Albuquerque.

18/06/2026

Conheça o projeto ‘No Forrozim’ idealizado por cinco jovens artistas da cidade de Assaré | ASSARÉ-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 18 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @culturaportodocanto

Com Informações da Página Cultura Por Todo Canto do Culturalista Vavá Gois

O projeto “No Forrozim” nasceu no ano de 2025, idealizado por cinco jovens artistas da cidade de Assaré, no interior do Ceará, terra do saudoso poeta Antônio Gonçalves da Silva, eternizado na cultura popular brasileira como Patativa do Assaré.

Movidos pela paixão pela música nordestina e pelo desejo de valorizar as raízes culturais da região, os integrantes Hélio Rodrigues, Lídia Gonçalves, Anna Raissa, Weverton Mazza e Tarcísio Gomes uniram talentos e ideias para criar uma proposta musical moderna, inovadora e ao mesmo tempo fiel às tradições do autêntico forró pé de serra.

O principal objetivo do projeto é apresentar ao público releituras de grandes clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), transformando canções consagradas em versões envolventes no ritmo do forró tradicional. Dessa forma, o “No Forrozim” promove um encontro entre diferentes gerações, resgatando obras marcantes da música nacional e aproximando-as da identidade cultural nordestina.

Mais do que um grupo musical, o “No Forrozim” representa a força da juventude assareense, que busca preservar e difundir a riqueza do forró, levando alegria, cultura e entretenimento por onde passa. Com autenticidade, criatividade e respeito às suas origens, o projeto vem conquistando espaço e fortalecendo a tradição do forró como patrimônio vivo da cultura brasileira.

O “No Forrozim” é a prova de que tradição e inovação podem caminhar juntas, mantendo viva a essência do Nordeste e celebrando a música como instrumento de união, identidade e valorização cultural.

Professor Geremias Carvalho participa do Fórum Estadual do Conselho Escolar | ALTANEIRA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 18 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @eemtisantatereza

@geremias021227

O Fórum Estadual do Conselho Escolar realizado nos dias 09 e 10 de junho em Fortaleza-CE contou com a participação do Professor Geremias Carvalho, conselheiro escolar da EEMTI Santa Tereza do município de Altaneira-CE.

Segundo o Professor Geremias, o fórum teve por objeto abordar novos conhecimentos que possam fortalecer e enriquecer ainda mais o Conselho Escolar. Ainda destacou que o Conselho da Escola Santa Tereza é extremamente atuante e, em diversos aspectos, encontra-se alinhado às propostas apresentadas no fórum.

“Tive a oportunidade de relatar de forma sincera e transparente a realidade da nossa escola antes e depois da atuação do atual Conselho Escolar. E isso fez com que nossa experiência fosse vista por diversos gestores e representantes das CREDEs como um verdadeiro exemplo de sucesso, o Conselho dos sonhos, evidenciando o quanto estamos trilhando o caminho correto. Parabéns a todos que compõem o Conselho Escolar da EEMTI Santa Tereza e, de maneira especial, ao nosso corpo docente, que demonstra uma admirável unidade de propósitos e comprometimento com a educação.

Hoje, muitas escolas observam com admiração a nossa evolução nos resultados das avaliações externas. Em minha fala, destaquei os únicos dois fatores que foram fundamentais para esse crescimento:

1. A atuação efetiva do Conselho Escolar;

2. A forte união e o comprometimento do corpo de professores.

Esses dois pilares têm sido decisivos para os avanços que conquistamos.

Parabéns a todos por fazerem parte dessa história de sucesso!”

Concluiu o Professor Geremias Carvallho.

O Conselho Escolar é o órgão máximo de direção e tomada de decisão coletiva nas escolas da rede estadual do Ceará. Ele garante a gestão democrática e o controle social da instituição, reunindo representantes de professores, funcionários, pais, alunos e sociedade civil para administrar a escola.

17/06/2026

Festival das Eletivas de Matemática e Ciências da Natureza da Escola Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 17 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na tarde desta quarta-feira (17), aconteceu o Festival das Eletivas das áreas de Matemática e Ciências da Natureza da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. O Festival das Eletivas (também chamado de Culminância das Eletivas) é o evento oficial que encerra cada semestre letivo nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) da rede pública estadual do Ceará. Ele serve como uma vitrine pública para que os estudantes apresentem os projetos, protótipos, pesquisas e produções artísticas desenvolvidos nas disciplinas eletivas que escolheram cursar ao longo da metade do ano.

As disciplinas eletivas de Matemática e Ciências da Natureza nas escolas públicas cearenses são fundamentais para promover o protagonismo juvenil, a escolha informada e a contextualização regional. Elas alinham a teoria abstrata à prática local, preparando os estudantes para os vestibulares e para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Permite que os componentes curriculares abordem temas como energias renováveis, semiárido cearense, preservação ambiental e economia de água. Isso torna o aprendizado significativo e voltado para os desafios da região.

Os alunos escolhem os temas que desejam aprofundar, desenvolvendo habilidades de organização, trabalho em equipe e comunicação (comumente culminando em feiras e mostras de ciências).

Hoje conferi algumas apresentações dos seguintes trabalhos:

- Amigo Empreendedor;

- Aranhas;

- Árvores com raízes tuberosas na Caatinga;

- Biologia celular;

- Caatinga do Ceará;

- Campo minado;

- Carboidratos;

- Chegada Estatística;

- Ciclo da malária;

- Coleta Seletiva;

- Crustáceos;

- Elementos químicos;

- Estoura balão;

- Evolução do microscópio;

- Figuras geométricas;

- Insetos;

- Jogo da memória;

- Lipídios;

- Microbiologia;

- Modelos atômicos;

- Painel com os clássicos da Matemática;

- Proteínas;

- Tangram;

- Trilha da Matemática;

- Vitaminas;

Dentre outras atividades.

O festival ainda contou com a participação do Professor Tião que estava fazendo uma experiência com a produção de gás cianeto obtendo como resultado uma chama acesa.

E a Professora Sabrina também estava fazendo uma experiência com gás hidrogênio e fogo na mão.

No pátio da escola eu ainda conversei com a Professora Dona Macedo que acompanha o Atendimento Educacional Especializado-AEE. Na ocasião, o estudante Isaac que mora no Sítio Chiquitoso e vem sendo acompanhado pela mesma, estava brincando com um jogo onde se trabalha a coordenação motora, as cores e o encaixe de peças geométricas.

As Unidades Curriculares Eletivas (UCEs) ampliam o currículo tradicional, garantindo que o estudante desenvolva competências cognitivas e socioemocionais exigidas na Base Nacional Comum Curricular.

Através desta matéria deixo os parabéns aos estudantes pela brilhante apresentação e aos professores das Unidades Curriculares Eletivas – Roberto Wander, Whandenson, Sabrina, Vilmária, Lílian, Ana Paula, Vauquíria, Ana Luisa, Flávio e Janaína. Parabéns a todos!

16/06/2026

Escola Profissional Wellington Belém de Figueiredo realiza a IV SEMAB (SEMANA DO MEIO AMBIENTE) | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 16 de junho de 2026

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @escolawbf

Arquivos de imagens cedidos pela EP WBF

Na quarta-feira (10), a EEEP Wellington Belém de Figueiredo foi palco da IV SEMAB (SEMANA DO MEIO AMBIENTE). Uma ação orientada pelos professores, mas onde os estudantes protagonizaram a prática das ações. Atendendo aos municípios de Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri, a escola destacou-se pela implementação da referida semana que já acontece em sua 4ª edição.

Esta instituição de ensino tem na gestão:

O Diretor Escolar: Francisco de Assis Batista;
A Coordenadora Escolar: Ana Maria Batista Vieira de Sousa;

O Coordenador Escolar: Luís Jonivaldo Alves Silva Júnior
O Coordenador de Estágio: José Lucas Diniz Oliveira;
A Secretária Escolar: Sônia Pereira Duarte;
E a Assessora Financeiro: Maria Carla Janaina Fenelon Pinheiro.

A realização da IV SEMAB (Semana do Meio Ambiente) 2026, teve como temática “Democracia e Conscientização Ambiental”, surgindo como uma importante iniciativa para promover a reflexão crítica e a participação ativa da comunidade escolar diante dos desafios ambientais contemporâneos. Em um contexto marcado pelo aumento da degradação ambiental, das mudanças climáticas e do uso insustentável dos recursos naturais, torna-se essencial fortalecer práticas educativas que incentivem a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e participativos.

“...vale ressaltar, que os estudantes se empenharam bastante na realização de cada atividade, resultando em excelentes apresentações”, disse Ana Maria Batista, coordenadora escolar.

O objetivo da semana foi promover a consciência ambiental aliada a participação democrática, incentivando os estudantes a compreenderem problemas ambientais e atuarem coletivamente na busca de soluções.

“Esse evento foi um momento riquíssimo, onde podemos pôr em exercício a democracia e a consciência ambiental”, destacou o Professor Carlos Antonio Muniz Martins, PCA da área de Ciências da Natureza.

As apresentações foram guiadas por ações, tais como:

Identificação dos problemas ambientais local;

Levantamento sobre as leis municipais relacionadas as questões ambientais: existência e aplicabilidade;

Sala de conscientização ambiental;

Sala de consequências: impactos causados a saúde e infraestrutura pública e privada causados por intermédio dos problemas ambientais;

E racismo ecológico.

Dentre as ações apresentadas foi promovido a conscientização ambiental, o trabalho em equipe e a criatividade dos estudantes por meio da confecção de roupas com materiais recicláveis.

As roupas foram confeccionadas predominantemente com materiais recicláveis ou reutilizáveis (plástico, papel, papelão, latas, tecidos reaproveitados etc) e a culminância se deu com um desfile.

Um momento de aprendizagem aliado a criatividade, trabalho em equipe e valorização das habilidades dos estudantes.