Ubuntu
Notícias, 09 de novembro de 2022
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @eef_avelinofeitosa
A VII Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira e Indígena da Escola de Ensino Fundamental Avelino Feitosa de Nova Olinda-CE, realizou-se nos dias 03 e 04 de novembro. Um evento promovido pela escola de 2008 a 2014. Projeto idealizado pela Professora de História, Olivana, e realizado com a parceria de toda a comunidade escolar.
O principal objetivo desse projeto é ampliar a construção de valores e cidadania dentro das temáticas da cultura afro-brasileira e indígena, discutindo questões como respeito às diferenças, a miscigenação e a pluralidade cultural de nossa nação. Reconhecendo dessa forma a contribuição dos negros e indígenas, na formação da nossa história, cultura e memória.
Dentre as autoridades que prestigiaram a mostra, esteve a Senhora Márcia Teixeira - Secretária Municipal de Educação que na ocasião fez uso da palavra durante a abertura da mostra. O núcleo gestor da escola Avelino Feitosa é composto pela Diretora Maricélia Souza Cardozo Soares; pelos Coordenadores escolares – Vera Lima, Paulo Leite, Nayara Araújo, Cícera Oliveira, Jamilly, Egberto e Leomar; e a Secretária escolar, Daniela.
“Um Projeto é apenas um sonho! Sonhamos com a realização desse projeto, no início do ano, junto com a nossa Professora de história e fizemos um trabalho de formiguinha, estudando e produzindo o material que estão expostos nas salas de aulas, os quais vocês terão oportunidade de visitar”, destacou o estudante Miguel.
“O presente projeto visa trabalhar a história, arte, cultura e memória da cultura afro-brasileira, resgatando assim, as nossas origens, memórias e tradições, valorizando a formação do povo brasileiro”, enfatizou a estudante Lorrane.
Nas salas de aula onde os visitantes podiam apreciar a exposição de objetos, materiais, fotografias, pesquisas, elementos da cultura afro-indígena, os estudante, apresentarem e destacaram os objetivos da mostra como: - Ampliar a construção de valores e cidadania dentro das temáticas da cultura afro-brasileira e indígena discutindo questões como: respeito às diferenças, a miscigenação e a pluralidade cultural da nossa nação, reconhecendo assim, a contribuição dos negros e indígenas na formação de nossa história, cultura e memória, propiciando a superação de todas as formas de racismo e discriminação com a descoberta de nossa própria identidade.
Após a abertura da mostra, as salas de aula ficaram abertas para visitação. Tudo que foi exposto foi construído pelos estudantes com a mediação da Professora Olivana e demais professores, e o mais importante é que os alunos participaram ativamente do processo, tornando o aprendizado mais relevante.
Sabe-se que o ambiente escolar é um dos principais meios de promoção e difusão da nossa cultura e um local de criação e desenvolvimento de talentos, onde todas as habilidades são aperfeiçoadas e competências são desenvolvidas.
O mais importante é o aprendizado adquirido na construção do Projeto através de um trabalho desenvolvido em equipe, a tomada de iniciativas e decisões, e principalmente a participação ativa em um processo que para os estudantes é um momento de muita alegria e confiança em suas habilidades pessoais.
Eu, Professora Lucélia Muniz da EEMTI Padre Luís Filgueiras de
Nova Olinda-CE, estive com três turmas visitando a mostra nos turnos da manhã e
tarde e me encantei com a diversidade de trabalhos apresentados, o trato da
informação repassada pelos estudantes, a recepção dos professores e gestão, a
interação, e o aprendizado que se leva após estar presente em uma mostra de tal
relevância. Fica aqui a minha gratidão e os parabéns!
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!