Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 25 de novembro de 2022
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @peluis_plf
O Seminário DoCEntes 2022 teve como tema “Os Futuros da Educação: contribuições para a superação das desigualdades”, no âmbito do Programa Ceará Educa Mais, fundamentado nos eixos: Aperfeiçoamento Pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores. O evento ocorreu no formato híbrido, sendo presencial no período de 15 a 18/11 e virtual, no período de 22 a 24/11. A programação contou com palestras, webinars, minicursos, exposição (banner) e colóquios temáticos (comunicação oral).
Este teve como objetivo proporcionar às/aos professoras/res e gestoras/res da rede pública estadual de ensino reflexões acerca de temas essenciais à educação cearense, articulados às demandas globais, além de ensejar a partilha das experiências mobilizadas nos contextos de ensino-aprendizagem.
Este ano, eu, Professora Lucélia Muniz que ministro a Eletiva Medicina Popular na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda submeti trabalho para apresentação na modalidade exposição (banner).
Com o projeto intitulado de “MEDICINA POPULAR: a experiência do canteiro de plantas medicinais “Zé Manga” da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE” fomos selecionados na Categoria 5 (C5) - Gestão das Políticas Educacionais - "Proteger e transformar as escolas": nessa categoria, foram submetidos os trabalhos e pesquisas desenvolvidos nos Itinerários Formativos do Centro de Multimeios, Laboratório Educacional de Ciências (LEC) e no Fortalecimento da Atuação das/dos Coordenadoras/res Escolares (FACE).
Dada a seleção do projeto, o apresentei na manhã da sexta-feira (18), em Fortaleza fazendo a exposição do conteúdo num banner, ainda levei uma placa em MDF com um QR Code para acesso a biografia do homenageado que dá nome ao canteiro de plantas medicinais e um Catálogo elaborado com meus alunos em sala de aula onde consta o nome das plantas medicinais do canteiro, fotografias e suas propriedades.
Nossas
considerações acerca do projeto apresentado no Seminário DoCEntes
Uma vez que a Eletiva de Medicina Popular visa resgatar o saber popular sobre o uso e as propriedades medicinais de algumas plantas, se fez necessário motivar os alunos a se inscreverem na referida eletiva, os lembrando de como este saber ainda é praticado pelos nossos avós.
Por ter uma atividade prática também foi essencial realizar aulas de campo e palestras no intuito de fomentar o aprendizado e se perceber a necessidade de uma ação prática que se concretizou com a construção de um canteiro de plantas medicinais na escola.
Daí veio a importância das plantas medicinais, de suas propriedades, de como cultivá-las, de como preparar o solo para o plantio, do cuidado exigido para sua existência. A implantação e estudo das plantas medicinais do canteiro já está na segunda turma da eletiva, uma vez que esta é ofertada semestralmente para estudantes das turmas dos 1º anos.
Esta ação ainda nos oportunizou a produção de alguns elementos a
partir das plantas medicinais, como os populares chás, e fazendo uma análise
científica das propriedades medicinais destas. A continuidade deste estudo pode
se dá ainda pela oferta da mesma eletiva nos anos seguintes, bem como, enquanto
tema transversal, ser desenvolvido a partir de outras disciplinas do currículo
escolar.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!