Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 18 de outubro de 2022
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @joaolucianf
Agora a noite me deparei nas redes sociais com um depoimento lindo do Professor João Lucian sobre a alfabetização de sua mãe, Dona Joana. Como através do Ubuntu Notícias costumamos compartilhar histórias de superação, de motivação e inspiração, entramos em contato com o João Lucian e pedimos sua autorização para compartilhar este relato emocionante.
Relato do Professor João Lucian sobre o processo de alfabetização
de sua mãe, Dona Joana
Sabe esta senhora? O nome dela é Dona Joana. Mulher, negra, mãe, natural do Maranhão, em solo cearense a mais de meio século. Na personalidade, a força e bravura da mulher nordestina. No espírito, uma jovem rebelde, cheia de gana e disposição para viver. Ainda guarda curiosidades, sonhos e muitos desejos de criança.
Sob quaisquer dos recortes possíveis de serem feitos, ainda assim, a história dela não caberia em poucas páginas. Vou então ousar contar, ainda que brevemente, um fuxico sobre ela. Certamente você deve não saber e, olhando para ela de longe, dificilmente suspeitaria: Dona Joana é uma entusiástica da EDUCAÇÃO.
A sua infância é contemporânea ao período em que a educação não era para todos/as. (Aqui é uma outra história...). Todas as suas expectativas em relação ao mundo mágico da escola e, ao poder transformador da realidade através da educação, foi transposto para seus/as filhos/as. Em alguns destes, ela se viu auto realizada.
Mas, o fato é que, nossos sonhos são intransferíveis! Além disso, quem conhece Dona Joana, sabe da força e persistência com que ela guarda seus projetos.
Um dos maiores constrangimentos experimentados por ela durante muito tempo de sua vida, consistiu no fato de ser analfabeta e, consequentemente, não saber assinar o seu nome.
Quando adulta, já depois dos seus 48 anos, ela resolveu que queria aprender a ler e escrever. Aqui, o Brasil já experienciava uma linda onda de transformação social aliada às políticas de educação, dentre elas, a Educação de Jovens e Adultos.
O sonho de uma vida agora se mostrava possível. Dona Joana frequentou todas as turmas de EJA-Educação de Jovens e Adultos que existiu em sua comunidade e comunidades circunvizinhas. Ao todo, foram cerca de sete temporadas, e em pelo menos três destas, ela enfrentou (sob a companhia de uma amiga de história também parecida) de 1 a 2 quilômetros diários, de pé, no escuro, na chuva em busca da escola, do saber. Certamente, temos muito mais enredos, daqueles de encher nossos olhos de lágrimas e o coração de emoção.
E como um bom fuxico sempre tem ausências, vamos ao fato. Dona Joana conseguiu alfabetizar-se. Realizou o seu maior sonho: substituir todos os seus documentos, os quais traziam a grafia - ANALFABETA, por documentos em que, ela, agora cheia de honra e gratidão, com o seu punho escreveu/assinou: JOANA FERREIRA DA SILVA.
Dona Joana, que o seu exemplo seja um despertar para as muitas “Joanas”
que ainda existem neste Brasil. Parabéns por esta linda conquista! Receba os
parabéns de todos os que fazem a Agência Click/Ubuntu Notícias.
Lucélia e canal Ubuntu, Gratidão!
ResponderExcluirA história de minha mãe é, sem dúvidas, motivo de inspiração e esperança.
Dona Joana agradece pelo compartilhamento. Disse estar se sentindo muito importante.
Olá! Transmita a Dona Joana os nossos parabéns e a alegria de compartilhar sua história tão linda. Dona Joana, um abraço! Lucélia Muniz
ExcluirUma história "fuxico" que daria um livro. Parabéns para sua sensibilidade, em retratar a grandeza dessa mulher.
ResponderExcluir