Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 05 de fevereiro de 2022
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__
“A força das mudanças não está nas palavras e sim nas ações!”
O tema da Jornada Pedagógica 2022 da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda foram os Desafios e Perspectivas sobre o Novo Ensino Médio e dentro desta temática foram abordados vários temas relevantes à Educação. O Coordenador Escolar da EEMTI Adrião do Vale Nuvens de Santana do Cariri-CE, João Paulo Alencar - Graduado em Letras com Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – ministrou uma Palestra sobre “Desafios e perspectivas contemporâneas”.
A seguir vamos pontuar alguns questionamento e explanações
suscitados pelo palestrante João Paulo Alencar:
Sobre as inovações...
O Professor João Paulo começou fazendo uma enquete com os professores presentes na Jornada Pedagógica, indagando sobre quais redes sociais utilizamos. Em seguida pediu que identificássemos, a partir dos momentos de estudos já vivenciados, 3 inovações propostas para o Ensino Médio que consideramos mais relevantes. Estávamos organizados por área de conhecimento - Linguagens, Natureza, Matemática e Humanas - e em um post-it organizamos e escrevemos cada inovação que considerávamos relevante.
Levando em conta essas inovações, utilizamos o nosso celular para produzir um story no Instagram, começando com a frase: “O Ensino Médio precisa mudar para…” e complementamos com as inovações que tínhamos considerado.
A partir desta dinâmica de abertura, o palestrante deu sequência ao tema e também suscitou outros questionamentos acerca dos “Desafios e perspectivas contemporâneas”.
Comunicação não é só falar, ver ou ouvir, é entende e fazer-se entender.
Afinal, o que é aprendizagem significativa?
Afinal, de onde vem essa ideia de "significar a aprendizagem"? Que documentos legislam sobre isso e como colocar isso em prática?
Em se tratando da Aprendizagem Significativa, o Professor João
Paulo, nos fez refletir a partir de dois trechos de filmes que abordam
situações no tocante a esta situação:
- O filme brasileiro, Cidade dos Homens, que mostra os protagonistas
Acerola e Laranjinha durante uma aula de História ressignificando a
aprendizagem a partir do conteúdo ensinado, conduzindo a compreensão a partir
do contexto da realidade dos mesmos.
- A série estadunidense The Good Doctor que mostra Shaun Murphy, jovem cirurgião com síndrome de Savant e autismo, originário de uma pequena cidade onde teve uma infância problemática. Aqui foi exibido o momento em que o mesmo convence o conselho administrativo do prestigioso departamento de cirurgia do Hospital San Jose St. Bonaventure, de que é capaz de desempenhar sua função para salvar vidas.
Resumo da obra a partir dos “Desafios e perspectivas
contemporâneas”
Centralidade no aluno (entender o aluno);
Protagonismo estudantil (fazer educação com e não para os jovens);
Projeto de vida (ajudá-los a encontrar seu propósito);
Interdisciplinaridade (articulação entre os conhecimentos);
Flexibilização curricular (FGB + itinerários formativos + eletivos
+ projeto de vida + NTTPS);
Abordagens pedagógicas (métodos ativos/mão na massa);
Avaliação (o desenvolvimento integral através de avaliação
formativa).
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!