Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 04 de fevereiro de 2022
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @peluis_plf
No 1º dia da Jornada Pedagógica da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE tivemos a oportunidade de conferir através do App Google Meet a Palestra “A implantação da Educação em Tempo Integral no Estado do Ceará: uma estratégia para a melhoria da aprendizagem”, proferida por Zeneide Batista - Bióloga com Especialização em Gestão Escolar, Superintendente Escolar.
A seguir peguei alguns destaques dos slides usados pela
palestrante Zeneide Batista da 18ª CREDE e vou enunciá-los:
A Educação Integral constitui ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral (...) aos jovens, sujeitos de direitos que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações (....) Ela pode se dar por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos. (BRASIL, 2009a, p. 88)
Um dos principais ícones motivadores para a criação do Tempo Integral foi o de proporcionar aos educandos melhorias em seus resultados de aprendizagem, por meio da ampliação do tempo, buscando ajudar aqueles alunos que possuem mais dificuldades na aprendizagem e, assim, sanar suas dúvidas e obter melhores resultados. (Santiago, 2016, p. 41)
“… A Proposta Pedagógica da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral deverá estruturar seu Projeto Pedagógico, a partir de três dimensões fundantes da prática educativa: a escola como Comunidade de aprendizagem; a Aprendizagem Cooperativa como método pedagógico estruturante e o protagonismo estudantil como princípio imperativo para a proposta de ensino médio...”
LEGISLAÇÃO
- O Plano de Universalização da Escola em Tempo Integral do
Ceará está alicerçado em premissas de conversão, que tem como objetivo
considerar todas as escolas de Ensino Médio Regular da rede e definir a lista
de escolas elegíveis para conversão até 2024, visando atender à:
Lei Nº 16.287/2017: Institui a Política de Ensino Médio em Tempo
Integral no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Ceará.
- Meta 6 – PNE: oferecer educação em tempo integral em, no
mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender,
pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação
básica.
- Meta 6 – PEE: Oferecer, até 2024, em regime de colaboração, Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas e instituições de educação infantil, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos estudantes da educação básica.
As unidades curriculares eletivas devem propor assuntos diversificados, com o intuito de conectar o jovem com a escola e com o mundo que o cerca. Por meio delas, os alunos poderão desenvolver sua inteligência emocional e seu raciocínio crítico, aliados à habilidade de expressão e inteligência numérica.
Além disso favorecem:
O pertencimento ao ambiente escolar;
A liberdade de escolha;
O fortalecimento da autoestima;
A contribuição para a sondagem de aptidões;
A construção de um itinerário identitário;
A possibilidade de melhor direcionamento para o projeto de vida.
Onde encontrar materiais de apoio para as eletivas
https://www.seduc.ce.gov.br/escolas-de-ensino-medio-em-tempo-integral/
Projeto
Politico Pedagógico do Ensino Médio em Tempo Integral
Catálogo
dos Componentes Eletivos 2021
Fascículos
da Coleção Componentes Eletivos Fundantes
https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!