Ubuntu Notícias, 23
de novembro de 2021
@luceliamuniz_09
@ubuntunoticias @agenciaclick__
É notório o quanto o caderno de questões do ENEM faz abordagens sociais desde a grande maioria das questões ao tão esperado tema da Redação. Eu tive a oportunidade de entrevistar o Pedro Lucas, protagonista da história de uma das questões do ENEM 2021, numa das questões da área de Linguagens. A pauta dessa entrevista foi construída como uma sugestão do Professor Guilherme Petrola.
O documentário O menino que fez um museu, direção de Sérgio Utsch, produção independente de brasileiros e britânicos, gravado no Nordeste em 2016, mais precisamente no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato, foi premiado em Londres, pela Foreign Press Association (FPA), a associação de correspondentes estrangeiros mais antiga do mundo, fundada em 1888. [ENEM 2021, Caderno de Linguagens]
O Museu Luiz Gonzaga foi criado em 2013 pelo garoto Pedro Lucas Feitosa, após fazer uma visita ao Parque Asa Branca em Exu-Pe. Hoje tem mais de 300 peças variadas no acervo, onde conta a história do homem nordestino tendo como referência o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O jovem Pedro Lucas idealizador do museu ainda ministra uma palestra chamada "Luiz Gonzaga, os Santos e Cangaceiros" onde destaca a cultura nordestina através desses assuntos. Realiza dinâmicas, fala de literatura de cordel, música e muito mais.
No museu ainda é realizado eventos como Forró e Cinema. O Forró no Museu é organizado por um grupo de tocadores que executam músicas tanto do Luiz Gonzaga, como músicas tradicionais. Já o Cinema no Museu é uma parceria da Associação Comunitária do Distrito Dom Quintino com o Museu Luiz Gonzaga, que exibem filmes educativos no segundo sábado de cada mês.
Sobre o Documentário
"The Boy Who Made a
Museum" é um documentário que foi feito por Sérgio Utsch e a Equipe de
Britânicos. O mesmo "roda" o mundo contando a história de um povo
nordestino através da história do Pedro Lucas Feitosa. E esse já ganhou
inúmeros prêmios e foi exibido no(a):
-Mostra de Cinema em
Tiradentes;
-Mostra de Cinema de Ouro
Preto;
-Mostra de Cinema de Belo
Horizonte;
-Embaixada do Brasil em
Londres;
-Universidade de Birmingham;
-River Film Festival na
Itália (Prêmio do Público);
-Festival Hollywod na Sérvia (Prêmio
Especial do Festival);
-Prêmio da Associação de Correspondentes Estrangeiros e Londres (Prêmio de Melhor Documentário).
De acordo com o diretor, O menino que fez um museu foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas. O documentário conta a história de um Brasil profundo, desconhecido até mesmo por muitos brasileiros. É apresentado com o carisma de Pedro Lucas Feitosa, 11 anos. [ENEM 2021, Caderno de Linguagens]
Pedro Lucas Feitosa, 16 anos, é Estudante e Culturalista, natural do município de Crato-CE. O mesmo é estudante do 2º ano do Curso Técnico em Produção Audiovisual da Escola Violeta Arraes de Crato.
Sobre a promoção da nossa
Cultura
Percebi que depois da abordagem da questão referente ao documentário, várias postagens “viralizaram” nas redes sociais. Aqui em nosso Cariri Cearense promover a Cultura exige muita dedicação, amor pela nossa identidade e história. Falta apoio tanto do setor público quanto do setor privado. Com toda essa repercussão, o que realmente espero é que tanto iniciativas públicas quanto privadas se mobilizem no sentido de apoiar o Museu idealizado pelo Pedro Lucas.
Quer conhecer um pouco da
história do Pedro Lucas? Segue a Edição 118 do Ubuntu TV onde o entrevistei:
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!